As Final Girls de 'Pânico'
por Juliana Trevisan
A franquia Pânico é uma das mais queridas do cinema e é de comum acordo que foi uma das que mais revolucionou o modo como os filmes de terror passaram a ser produzidos na época. Depois da saturação dos slashers dos anos 80, Pânico não precisaria mais de uma garota virgem para ser a final girl, ou de um serial killer intocável e indestrutível, quase sobrenatural.

Um dos maiores méritos de "Pânico" (1996) é a forte presença feminina e a releitura da final girl: Sidney (Neve Campbell) faz sexo, não espera ser salva por alguém, é proativa, menos moralista e mais rebelde.Com o decorrer da franquia, Sidney se mostra cada vez mais capaz de lidar com Ghostface e contar sua própria história, lutando também conta a mídia e a exploração de sua imagem.

Do outro lado, Gale Weathers (Courteney Cox), representa a mídia exploratória e sem empatia. Gale fazia de tudo por um furo, mas ao longo dos filmes se envolve cada vez mais com os assassinatos e com os outros personagens da história, se revelando outra final girl astuta e perspicaz.

Comentários